top of page

bloqueio criativo, temos (tb!)

me considero uma pessoa criativa (e demorei pra me perceber dessa forma), mas no último dia de novembro, do segundo ano de pandemia, no brasil de bolsonaro, não há quem resista!


jeito bom pra começar a sair desse bloqueio pode ser usar a sua própria régua do sucesso criativo. muita informação, muito tempo na rede social e muito olhar pra gente do mesmo mercado são referências externas de volume de produção, que não consideram nem a sua disponibilidade de tempo e nem a sua necessidade de criação (de conteúdo, de produto ou de cardápio pro jantar). ninguém é obrigado - e nem consegue! - criar o tempo todo.

outro antídoto (e privilégio!) pra retomar o fluir das ideias é poder descansar. boas horas de sono, no escuro e, de preferência, sem hora marcada com despertador. a bete, minha muito sábia e maravilhosa terapeuta, é enfática sobre a importância de dar à sua máquina o tempo necessário para se recuperar e, então, poder funcionar em plena capacidade.




acredito tb que criatividade depende da gente ter repertório em universos fora da nossa ‘área de atuação’. por aqui cozinhar, mexer nas plantas, assistir séries de investigação policial, ouvir música, desenhar e dançar músicas bem baixaria - rsrs! - funcionam como um preparo para a terra que vai receber as sementes, precisa oxigenar para ter espaço pras ideias florescerem.

e por fim (longe de encerrar o assunto, mas perto de acabar meu tempo dedicado a produzir esse texto!) arrisco dizer que ter o olhar um pouco mais generoso com a própria vida vale a pena. estar aberta e atenta às emoções que nos passam, às coisas que aguçam os sentidos, ao fluxo dos pensamentos, às interações, aos problemas e tarefas que se multiplicam também rendem assunto e ideias.

do outro lado (da tela, da mesa, do balcão) também tem gente vivendo uma vida muito comum. daqui sinto que aquilo que chega pra gente como extraordinário exigiu dedicação e compromisso, sim!, mas é muito mais um recorte de algo que nasceu numa mesa de bar ou numa caminhada no parque do que de uma longa lista de tarefas que inclui ‘ser criativa’.

bottom of page