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jeitos legais de ter fotos profissionais - sem os braços cruzados!

se a gente pensar nas nossas principais interações diárias, boa parte delas acontece por canais em que se tem um perfil com foto - especialmente depois de março/2020. é assim no app de mensagem, no app de paquera, na rede social de trabalho e tb na rede só do social mesmo.


os neuro-marketeiros dizem que o cérebro humano processa imagens 60 mil vezes mais rápido do que processa textos e a nossa própria experiência confirma, rolando qualquer feed: primeiro a foto captura nossa atenção, daí a gente expande a legenda.


se nos anos dois mil a gente torcia pra sair bem no crachá da empresa que carregaria por anos pendurado no pescoço, hoje é muito comum - inclusive por iniciativa própria - querer ter fotos profissionais. e aqui, vamo entender que tô falando das fotos que a gente usa nos perfis em que se pode ter contato com um potencial cliente ou contratante - que se a gente se coloca disponível, essa interação pode acontecer em qualquer plataforma!


há mais de dois anos dou suporte pra uma amiga e cliente, a Bianca, fotógrafa, na condução das sessões de fotos que ela faz com empreendedoras. meu papel nesse projeto é ouvir a cliente, mapear o objetivo das fotos e pensar em jeitos de traduzir os principais atributos de marca pessoal dessa cliente pros cliques. junto com a gente nessa condução tb tem a Fabi, especialista em redes, que sugere tipos de postagens e imagens que podem deixar o perfil mais completo.



hoje o Empreender em Si já tem um portfólio robusto e, de tudo que a gente vem construindo a cada ensaio, compartilho um conjunto de coisas que dá pra praticar na sua própria sessão de fotos e - na minha modesta opinião - sair fora do clichêzão:


→ não vale a pena fazer poses que não são naturais para você: nem aquela dos bracinhos cruzados nem outras que não se encaixam nos seus movimentos. acho muito válido ter referências de poses - especialmente pras tímidas - mas é mais legal tentar andar, sentar, levantar, sorrir, apoiar as mãos… fazer tudo como se não tivesse uma câmera ali!


→ pode ser bom mostrar quais são os principais recursos envolvidos no seu trabalho: o próprio espaço de trabalho, instrumentos e utensílios, materiais de apoio, livros que dão suporte no seu dia a dia,


→ é valioso tentar botar nessas imagens um pouco da sua trajetória: pode ser por meio de fotos com diplomas e certificados, ou usando uma peça de roupa/acessório/objeto típicos de um período da sua formação, ou com livros que você já publicou,


→ se o seu trabalho lida de um jeito muito próximo com os clientes - tipo dentista, personal trainer, maquiadora, fisioterapeuta, etc - é bem vindo chamar uma amiga pra servir de modelo pra essas fotos, pra que a sua forma de interagir tb seja retratada,


→ é muito legal tb quando a gente consegue conhecer um pouco 'da intimidade' dessa profissional e o melhor jeito de fazer isso é mostrar seus bastidores (tipo seus cadernos e materiais de trabalho), hábitos muito característicos (tipo atender descalça), tudo que faz muito parte do seu dia a dia (tipo amuletos, canecas, canetas, animais de estimação),


→ por fim, tem uma direção bem especial pra prestar atenção na escolha dos looks: usar roupas e maquiagem com as quais clientes/contratantes te encontrariam numa situação de trabalho - nada que seja extra-produzido, carregado ou forçado demais, fora do que faz parte da sua rotina de cuidado com a própria aparência ou 'marcas-registradas' no vestuário. cada uma de nós pode desenrolar isso com muitas particularidades, mas essa é a dica-de-milhões =) pra não ficar parecendo personagem.


acredito que o olhar experiente e equipamentos de um fotógrafo fazem muita diferença sim, mas tô confiada que mesmo pra quem tá começando e precisa dar conta sozinha (com celular, tripé e apps de edição), se a gente encarar essas fotos como profissionais - que merecem planejando roteiro, lookinhos e uma minis estratégia que pense na finalidade das imagens - tem muita chance de, pouco a pouco, ir reconhecendo a própria identidade traduzida pra imagem - e isso é parte do seu diferencial.


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